Uma nova modalidade de crédito para pessoa física.

Ao prosseguir você concorda com os nossos termos e uso e políticas de privacidade.

Como funciona?

O trabalhador que optar pelo saque aniversário e possuir saldo disponível em sua(s) conta(s) vinculada(s), ativa(s) ou inativa(s), do FGTS, pode sacar parte desse saldo, anualmente, no mês de seu aniversário.

Essa nova modalidade de crédito possui taxa de juros atrativa e permite a utilização desses recursos como garantia na contratação de empréstimo no valor de até 05 (cinco) parcelas anuais do saque aniversário. O pagamento é anual e mediante o débito direto na(s) conta(s) vinculada(s) do FGTS.

Como funciona?

Pré-requisitos:

• Ser maior de 18 anos ou emancipado.
• Estar com o CPF em situação regular na Receita Federal
• Possuir conta corrente ou poupança
• Possuir saldo em sua conta FGTS
• Optar pelo saque de aniversário
• Autorizar o banco a ter acesso aos valores e dados do FGTS COMO FUNCIONA

DÚVIDAS FREQUENTES

Com a publicação da Lei 13.932 de 2019, o governo federal alterou as regras relativas ao saque do FGTS, incluindo a sistemática do saque aniversário como nova opção oferecida ao trabalhador, em alternativa à sistemática de saque por rescisão do contrato de trabalho, que permitirá a retirada de parte do saldo da conta vinculada do FGTS, anualmente, no mês do seu aniversário. É possível simular o valor disponível para saque aniversário no aplicativo FGTS.

Será possível a contratação no valor de até 5 parcelas anuais do Saque Aniversário do FGTS.

Sim. Existe a cobrança de IOF por se tratar
de uma operação de crédito.

Todo trabalhador que possua saldo disponível em conta(s) vinculada(s) do FGTS (contas ativas e inativas), que tenha optado pela modalidade do saque aniversário e que tenha autorizado o Safra a consultar o saldo do saque aniversário disponível.

Existe um período de 09 (nove) dias úteis que antecede o primeiro dia útil do mês de aniversário do cliente no qual as contratações ficam suspensas devido à indisponibilidade do sistema do FGTS. Exemplo: caso o cliente faça aniversário no mês de maio e o primeiro útil do mês seja o dia 03/05
(segunda-feira), devido a indisponibilidade do sistema,
as contratações para esse cliente estarão suspensas durante
o período de 19/04 a 03/05.

Para contratar o Cartão de Crédito Consignado basta apresentar o RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda (contracheque ou extrato do benefício INSS).

Será bloqueado o valor correspondente ao percentual do(s) saldo(s) da(s) conta(s) vinculada(s) do FGTS, em valor suficiente para, aplicada a alíquota correspondente ao saldo da conta disponível na data da operação e acrescida à parcela adicional, estabelecidas no Anexo à Lei nº 8.036, de 1990, ou em suas alterações posteriores, seja possível a realização do(s) saque(s) aniversário em valor equivalente ao dado em garantia na contratação do empréstimo.
O bloqueio do(s) saldo(s) disponível(is) na(s) conta(s) vinculada(s) do trabalhador como garantia do empréstimo está limitado ao valor do(s) saldo(s) disponível(is) na(s) conta(s) vinculada(s) na data da operação, descontados outros bloqueios realizados previamente.

A amortização do empréstimo será feita anualmente, mediante o débito dos recursos (disponíveis e bloqueados) da conta vinculada do FGTS no dia da disponibilização pela sistemática do Saque Aniversário, não incidindo em pagamentos mensais.O bloqueio do(s) saldo(s) disponível(is) na(s) conta(s) vinculada(s) do trabalhador como garantia do empréstimo está limitado ao valor do(s) saldo(s) disponível(is) na(s) conta(s) vinculada(s) na data da operação, descontados outros bloqueios realizados previamente.

Caso tenha sido contratado empréstimo com garantia do Saque Aniversário do FGTS, a alteração da modalidade só pode ocorrer após a liquidação de todas as parcelas.

Precisa de Ajuda?